5 Dicas Para Montar Um Food Truck De Sucesso

18 de dezembro de 2017

5 Dicas Para Montar Um Food Truck De Sucesso

O Food Truck tem se tornado um dos negócios bastante cobiçados por pessoas empreendedoras, que buscam começar o seu próprio negócio. Uma idéia nova no Brasil, este negócio ocupa cada vez mais preferência nas grandes cidades.

Food Truck De SucessoFood Truck De Sucesso

Food Truck De Sucesso

Os food trucks podem ser definidos como cozinhas sobre quatro rodas. Entretanto esses não são como os carrinhos de cachorro quente, e/ou traillers, que são os muito mais comuns aqui no Brasil. O que distingui os food tucks da culinária de rua, é que esses apresentam cardápio muito mais sofisticado, em sua maior parte pautada na gastronomia internacional, a título de exemplo dos hamburguers gourmet, paellas espanholas, ceviche peruano, e por aí vai.

Interessou-se e já está pensando em começar seu próprio negócio?

Veja a seguir algumas dicas de como montar um food truck.

1. Legislação De Sua Cidade

O food truck é um comércio de alimentos, sendo assim, há portarias/leis que regulamentam o funcionamento deste tipo de empreendimento.

O primeiro quesito é analisar se sua cidade permite a funcionamento deste negócio. No caso de São Paulo, por exemplo, que foi a primeira cidade a possibilitar os food trucks, há uma legislação exclusiva para eles.

2. O Que Será Servido Para o Público

O cardápio será um norteador que apontará prováveis custos do food truck, aliás, custos com a estrutura. Para definir seu cardápio, siga a velha regra do Menos é Mais, e escolha pratos de fácil preparo, e que não demandem grandes complicações, para que possam ser facilmente preparados em escala.

3. Estrutura Física Do empreendimento.

O food truck é formado basicamente da estrutura utilizada em uma cozinha, montada dentro de um caminhão, ou trailler.

Não há qualquer tipo de exigência que este caminhão/trailler seja novo. sendo assim, para dar início ao seu negócio, a melhor opção é selecionar uma plataforma usada – desde que em ótimo estado, obviamente – isso pode diminuir seu investimento inicial.

O tamanho do negócio obviamente influenciará no custo do mesmo, porém é importante apertar o cinto e conduzir na ponta do lápis seu orçamento. Lembre que a customização do veículo também é um quesito de grande importância para o sucesso do seu negócio

4. Consulte Um Especialista Em Customização

Existem já algumas empresas especializadas em customizar food truck. A dica é que você procure consultoria de alguma dessas empresas, especialmente se você não possui propriedade quanto a este negócio que irá startar.

O valor de uma customização alterna entre R$ 30 mil a R$ 350mil. Esta variação considera o tamanho e modelo do veículo, a necessidade ou não de utilização de cozinha industrial, entre outros critérios.

5. Escolha Uma Franquia Para Iniciar Seu Food Truck

Mesmo que seja um empreendimento relativamente novo no Brasil, já existem algumas empresas de franquias para food trucks.

As franquias são vantajosas opções para quem vai empreender pela primeira vez, pois você lida com empresas que possuem conhecimento amplo do negócio, e podem lhe orientar não somente no que tange ao funcionamento do negócio, mas também como administrar finanças e outros quesitos concernentes ao sucesso do empreendimento.

Acima citamos algumas orientações para que você possa dar o ponta pé inicial para começar a montar seu food truck, mas vale lembrar que assim como em qualquer outro negócio que exista, a receita para o sucesso se chama planejamento.

Aposte na realização de pesquisas de mercado que poderão lhe indicar o perfil do seu público alvo, o tipo de atendimento que este público espera. Converse com quem já atua neste mercado, procure dicas, discuta idéias.

Algumas franquias de sucesso são: Salgado Mania, atuante no mercado de salgadinhos, Los Cabrones, especialista em comida mexicana e Franquia da Pizza, que como o nome indica, é referência na comercialização de pizzas.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *